7 de junho de 2009

ÉTICA X MORAL

Ética e moral andam juntas, mas não são a mesma coisa. Elas podem fazer parte uma da outra.


A ética é, como um todo, a teoria que estuda o aspecto moral e define seus conformes perante uma sociedade. Já a moral é um comportamento humano. Assim como temos comportamentos alimentares, sentimentais, temos um comportamento moral. Ou seja, a ética é a ciência que estuda a moral. Como um conjunto, a ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência" baseada na sua moral, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas de acordo com a mesma.

Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.
A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.


Entretanto, para se chegar a esta afirmação, pesquisadores do conhecimento dedicam-se à este estudo por centenas de anos. Sociólogos, psicólogos, biólogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da ética e hoje em dia temos uma definição mais precisa.
Hoje, fica claro que a ética nada mais é do que um padrão de comportamento à se seguir, feito por nós mesmos e que varia de acordo com cada cultura - muitas vezes o que é certo na américa, é errado na ásia e assim por diante. A moral é a verdade, o que pensamos independente desses valores, não importando a sociedade ou nação.


2 comentários:

Alexandre Prestes disse...

queria te seguir, mas .... beijos

CELSO MATHIAS disse...

Nós que somos espíritas sabemos que a humanidade precisa evoluir muito ainda na moral, pois só com um grau elevado na moral a sociedade humana caminhará para um planeta mais justo e com mais amor.

Cada dia é um aprendizado para tal...

BJS